terça-feira, 13 de outubro de 2009

O ex- patinho feio

Por forças de algumas situações foi necessário que essa semana eu fosse Porto Velho. Viagem longa e cansativa para quem vai de carro, pois a estrada não está lá essas maravilhas. Família toda dentro do carro, partimos rumo ao estado vizinho.

Chegando lá, contrariando todas as regras masculinas, meu marido parou para perguntar informações de como faríamos para chegar ao endereço que precisávamos. Vocês acreditam que ele viu um conhecido? Como pode? Chegar numa cidade que não conhece ninguém e dar de cara com uma pessoa conhecida? E foi pra esse bendito que ele pediu informação.

Chegamos ao local marcado e percebemos que teríamos algumas horas até que pudéssemos ser liberados. Resolvemos então passear no shoping. Andamos, andamos, andamos... E cansamos. Voltamos para nosso compromisso e depois pegamos a estrada de volta a Rio Branco.

Mas o que eu quero falar mesmo é que fiquei impressionada com o descuido dos governantes de lá com a cidade. Gente, Porto Velho é a capital e também ostenta o título de maior município de Rondônia! É a terceira maior capital da região norte, ficando atrás somente de Manaus no Amazonas e Belém no Pará.

Vocês imaginam o que é 34.068,50 km2 com ruas confusas, movimentadas e com pouquíssimas placas de sinalização para que o motorista que não é de lá, tenha maior facilidade de chegar aos lugares? Pois lá é assim.

Daí a comparação com a nossa Rio Branco foi inevitável. Podemos não ter shoping center, nem Bob’s, nem McDonald’s, mas, nosso cartão de visita, a Via Verde, é lindo! Nossas ruas são limpas e possuem calçadas. Temos praças bonitas, o museu dos autonomistas, a gameleira, e o mercado velho.

Nossos governantes amam nossa cidade, cuidam dela com carinho. Aqui as ruas são sinalizadas, em cada esquina uma placa dizendo o nome da rua. Em cada quadra outra placa informando que direção tomar para chegar a outros bairros. Até mesmo os prédios de órgãos federais como a Polícia Rodoviária e o Ministério da Agricultura são mais bem cuidados.

Foi então que meu deu um orgulho danado de ser acreana. De morar em Rio Branco. De ter tido o Jorge Viana como Governador. De hoje contar com o Tião Viana no senado, com o Binho Marques no governo e o Raimundo Angelim na prefeitura.

Eles reconstruíram nossa capital. Nos deram pontos turísticos. Rio Branco está longe der ser aquela cidade acanhada de anos atrás. Problemas? Claro que temos. Mas aos poucos, o patinho feio está se tornando um belo cisne. E como diz a letra do nosso hino, ‘nossos passos, portanto é subir’. Afinal é pra frente que se anda.

* Texto publicado no jornal Página 20 de 11 de outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário