quarta-feira, 14 de outubro de 2009

À Menina de óculos

No segundo período da faculdade, entrou uma aluna nova. Ela costumava sentar na primeira cadeira da primeira fileira. Entrava muito séria dentro de sala e assim permanecia até o final da aula. Poucas eram suas palavras. Não conversava e só respondia se realmente houvesse necessidade. Não sei se por timidez ou por sabedoria.

Trabalho em grupo era o que não faltava e foi num desses que nossa turma convidou a ‘novata’, era assim que nos referíamos a ela, para fazer o trabalho conosco. Foi o primeiro de todos os outros trabalhos da faculdade.

De repente não era mais eu ou ela. Nos tornamos uma dupla. O humor ácido, o pensamento rápido, o senso e o espírito crítico, a enorme vontade de que a aula acabasse logo e principalmente, o orkut e o msn, nos uniram. E de tanta convivência ou talvez pelos nossos cabelos escuros e também pela falta de salada no nosso prato, muita gente até hoje pensa que somos irmãs.

No entanto, a moça séria se revelou ótima humorista. O lugar escolhido agora não era a primeira, mas sim, a última cadeira da última fila. E como a gente se divertia na sala de aula!

Tinha professor que fingia ensinar e ficava com raiva porque éramos as ‘rebeldes’ da turma que não fingiam aprender. Tinha professor que dizia que precisa viajar a trabalho e postava fotos no orkut curtindo férias na praia. Tinha professor que mesmo copiando do livro escrevia palavra errada no quadro e assim a gente ia se divertindo.

A faculdade acabou. Mas a amizade ficou. Muitas vezes a escutei dizer que algumas pessoas não gostam dela. Imagino que não a conheçam de verdade. Que nunca puderam ter contato com o lado cômico e com o sorriso fácil que fica em seu rosto quando ela está à vontade, ou simplesmente, pq levar desaforo pra casa não é mesmo o seu forte.

* Homenagem a minha querida amiga Francielle Modesto, futura doutora em letras, escritora de best sellers e membro da Academia Acreana de Letras.

3 comentários:

  1. Ô amiga, que lindoooooo!!!!!!

    Me emocionei!!

    Eu gosto muito de você,Jann!!

    Obrigada pelas palavras, pela companhia, pela parceria de sempre. Estaremos lado a lado na Academia Acreana de Letras. Já posso ver nossos cabelos ao vento naquela foto linda que a gente vai ter pregada na parede ...

    Receba meu abraço apertado.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Que lindjooo...
    qualquer dia desses eu vou falar do Tablóide e entregar tudo o que rolava nas madrugadas de produção.
    mas eu vou falar tudo!

    olha, eu nunca comento, nem no blog da Fran, nem no teu, nem do teu com a tua filha, mas eu tô sempre atenta, de olho e gostando bastante!

    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Pat, escreve mesmo! Vai ser ótimo recordar as madrugadas do Tablóide. Relembrar os momentos de tensão e 'ódio' que só aquele 'nosso amigo' era capaz de causar. rs

    Fran, Vamos em frente amiga, rumo a Academia!

    ResponderExcluir