segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A difícil vida no trânsito de Rio Branco


A vida do ser humano é tão cheia de rotinas que sem perceber ele já está envolvido em uma e não consegue sair. A vida se transforma apenas em deixar os filhos na escola, ir ao trabalho, buscar os filhos na escola, voltar ao trabalho, final do dia retornar para casa e só.


Essa semana casualmente sai dessa rotina que eu mesma me impus e fiz um caminho diferente, passei pela rua principal do bairro São Francisco e simplesmente fiquei maravilhada. Uma rua larga, asfaltada, obra do atual governo e sabem o que de melhor ela tinha, ou melhor, não tinha? Engarrafamento.

Vocês já perceberam como cada dia que passa está mais difícil andar de carro por Rio Branco? Sair de casa pra fazer uma gracinha de passear pelo simples prazer de passear de carro, nem pensar! Porque vai ser um estress tão grande que é bem capaz de terminar no consultório de um médico, beirando um ataque cardíaco.

A bem da verdade é que agora se tem muitas facilidades para compras de carros e eu não sou contra, o problema é que nossa cidade, ou melhor, nossas ruas, não estão preparadas para receber esse volume todo de carro. Ora, se formos pensar bem, somos filhos da borracha. A maioria de nossas ruas eram antigos caminhos que os seringueiros usavam para a extração do látex. Prova disso são as ruas estreitas ou cheias de curvas que herdamos.

Existe também o fato de que naquela época não se pensava em automóveis inundando as ruas. Então, não nos preparamos para isso. Hoje em dia, pode-se dizer que em cada casa de Rio Branco há no mínimo três carros, que se dividem: um para a mãe, outro para o pai e o terceiro para os filhos brigarem entre si e decidirem quem será a bola da vez que irá ficar ao volante.
Logo é fácil concluir, que o engarrafamento começa na hora de sair de casa. Soma-se ao engarrafamento do vizinho, da rua, do bairro e então temos um trânsito lento e motoristas mal humorados nem bem o dia começa.

Estacionamento então nem se fala. Eu tenho uma amiga que costuma brincar dizendo que aqui em Rio Branco cada pessoa sai em dois carros, pois sempre que ela tenta sair a noite para sentar em algum barzinho ou restaurante da cidade, não consegue estacionar próximo ao local devido a grande quantidade de carros, no entanto, dentro não tem tantos fregueses assim, que justifique a fila quilométrica de veículos ao longo da rua.

Brincadeiras a parte, acredito piamente que estamos próximos de viver um colapso em nosso trânsito e que em breve será necessário, não só pelo bem do meio ambiente, mas pelo nosso próprio bem, que se estabeleça um sistema de rodízio de carros. Quem sabe assim, voltemos ao velho hábito de reunir a família
em um mesmo carro, para que os pais cheguem ao trabalho e os filhos a escola.

* Texto publicado no Jornal Página 20 de 13/09/2009.

5 comentários:

  1. É, aqui em Fortaleza é um caso sério!

    ResponderExcluir
  2. mulher de Deus, além do trasito o calor tbm tá de matar

    ResponderExcluir
  3. Sou de SP e estou aqui em Rio Branco a trabalho faz três meses. A partir do começo de setembro na hora do almoço tá horrível vir pro hotel. Pelo menos estão instalando semáforos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei teu blogue. Já tô seguindo.
    Abraço õ/

    ResponderExcluir
  5. É porque você ainda não viu o trânsito da Grande São Paulo...

    ResponderExcluir