sexta-feira, 27 de maio de 2011

Lula e a novela da Globo

Só eu ou mais alguém percebeu que nos últimos dias o ex-presidente Lula anda aparecendo demais na mídia? Parece-me que ele definitivamente assumiu o papel de estrategista do governo Dilma.


Fontes próximas a presidente afirmam que ela não se sente nem um pouco constrangida ou mesmo incomodada com isso, e eu, me pergunto se isso não seria uma espécie de volta ao cenário político para que Lula não seja esquecido e venha a concorrer a um terceiro mandato nas próximas eleições. Carisma e aceitação popular, ele tem de sobra.

Mas mudando completamente de assunto, fazia tempo que eu não acompanhava uma novela, mas essa Insensato Coração, que passa na Rede Globo, eu caí na besteira de assistir ao primeiro capítulo e aí, já viu?! Só que uma coisa me incomoda bastante, é que parece que o bem não flui. Só o mal prospera e por isso fica.

De repente fica a impressão de que não vale a pena ser bom, ser sincero, ser responsável, porque quem se dá bem e quem vai pra frente é só aquele que mente, rouba e mata. Claro que a novela é uma obra de ficção e a gente sabe que muitas das coisas que se passam lá, não ocorrem na vida real, embora, muitas vezes, tomamos conhecimento de histórias muito parecidas na vida real. Porém, para aquelas pessoas que tem um coração cheio de maldade e a mente fértil, pode com certeza ter a novela como inspiração.

Por exemplo, a auxiliar de enfermagem Norma, interpretada pela atriz Glória Pires, foi enganada, humilhada e presa injustamente no começo da novela. Ao ser solta, ela cumpre rigorosamente as estratégias de um plano de vingança contra quem lhe aplicou o golpe. Enquanto ela estava na cadeia, aos poucos íamos percebendo um desvio, nada pequeno, no caráter da moça.

De lá para cá, Norma vem mentindo, enganando e ludibriando as pessoas e até a justiça, sem parar. Mas sabe o que é o pior de tudo? É que assistimos tudo e em vez de ficarmos revoltados, com raiva, nós simplesmente torcemos para que as maldades dela funcionem e ela consiga se vingar do seu malfeitor.

Me digam meus leitores, se isso faz algum sentido? Justo nós que ensinamos aos nossos filhos a importância de falar sempre a verdade, de que o trabalho vence tudo e de que a família está sempre em primeiro lugar. Agora, nos vemos encurralados com nossos sentimentos, divididos entre o bem e o mal, numa verdadeira sinuca de bico, como gostam de dizer os homens, e tudo por causa de uma novela. Vá lá entender o ser-humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário