segunda-feira, 5 de maio de 2008

A Giselle pergunta e eu respondo

No mês passado o coordenador do curso de jornalismo da minha faculdade foi lá na minha sala convidar todos os alunos para participarem de um debate com alguns jornalistas locais [que em sua maioria possuíam a prática, porém, não o diploma de jornalista].

Questionado por uma colega de sala se não seria interessante convidar algum teórico da área, nosso coordenador respondeu um tanto ríspido que teoria nós aprendíamos na sala. Que eles estavam querendo mostrar a prática.

Um dos convidados era um jornalista local que há pouco mais de um ano havia escrito em sua coluna que o Iesacre só formava jornalistas incompetentes e mulheres bonitas [esse comentário sobre mulheres bonitas se deu ao fato da Miss Acre que alcançou o segundo lugar no concurso nacional ser acadêmica de jornalismo do Iesacre].

Eu questionei se seria legal trazer para a faculdade uma pessoa que tinha esse tipo de preconceito para com os acadêmicos da Instituição. E novamente com rispidez ele disse que deveríamos dar a cara para bater. Ok. Eu não sou Jesus Cristo e esse negócio de dar o outro lado da face eu não curto muito. Por isso, mediante o tratamento um tanto grosseiro de nosso coordenador calamo-nos todos.

Optei em não ir a palestra. Preferi ficar em casa estudando para a prova que teríamos no outro dia. [aqui vale abrir um parênteses importante para dizer que estávamos na semana de provas e que naquele bendito dia a prova foi suspensa para que pudéssemos desfrutar de tão proveitosas palestras].

Além de não ir, tbm não procurei me informar de como foi. Porém algum tempo depois, em uma conversa informal com um professor ele me disse que achou um horror. Um jornalista que não tem nenhum curso superior, disse que não precisa de diploma, que era autodidata, que nossos professores e nada, eram as mesmas coisas. Faculdade? Faculdade não ensina nada! Ou seja, faculdade pra que se qq um pode se auto intitular jornalista?

Essa é a segunda vez que a coordenação do curso programa uma palestra onde o tiro sai pela culatra. Ano passado, ao fim de uma oficina foi proporcionado aos alunos que participaram uma palestra com a editora chefe de um jornal impresso local. Sabe o que ela disse? Que tava saindo do jornalismo, pq não agüentava mais. Tava partindo pra outra área, agora tava cursando direito pq jornalismo não dava em nada. Disse que o dono do jornal em que trabalha é um ditador, que ela não opina em nada e que se fossemos inteligentes podíamos trocar de curso enquanto ainda era tempo. Um show de incentivos né?

Eu já tinha até me esquecido dessas criaturas, mas ao passar pelo Blog da Giselle, vejo um questionamento de pq os jornalistas são tão queimados. Bom, eu acho que isso responde aos por quês dela.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ignorância do palestrante!
    Sei que o Instituto tem capacidade de 'adquirir' palestras mais dignas. Talvez o seja assim, para se proteger de possíveis críticas. O fato de não ser um jornalista diplomado pode ser um tormento, (quem sabe) embora não pareça!
    Bom, o que importa é que adorei as histórias...

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Menina...

    eu me divirto com aquelas palestras non-sense do iesacre...eu aproveito todos pra faltar...ADORO!!!!


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Fofolete, até hj palestras me causam "arrupios"... o que salvava eram os chocolates que eu comprava pra comer durante a palestras e os bilhetes que eu trocava sem restrições...
    A gente tem q fazer de um tudo pra não dormir...

    ResponderExcluir
  5. Que absurdo ein?
    Jann..
    também vou escrever mais sobre o assunto no meu blog..
    como te disse, esse negócio de "auto-didata", de q curso de jornalismo não ensina nada, são só ferramentas de defesa, pela chance e medo de ser substituído...

    vamos escrever e botar mais medo nesse pooooooovo!!

    hahahaha

    até+ Jan!!

    ResponderExcluir
  6. o problema Jannice é que ter diploma faz doer o cotovelo de muita gente ... sim existem excelentes profissionais autodidatas, que devemos respeitar porque seu conhecimento é extremo, mas não são todos ... como autodidata já diz alguém que é capaz de aprender sozinho por si... mas existe uma grande diferença entre aprender certo e aprender errado ... boa sorte em seus estudos e não desista nunca de ser uma jornalista por formação por mais que comentários alheios nos incomodem muito ... abraços

    ResponderExcluir