sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Sobre leituras e filhos


Dizem que filho de peixe peixinho é, e muitas vezes isso é verdade mesmo. Mas eu acredito que o tipo de educação que é dado aos filhos, a convivência e o exemplo dentro de casa também são responsáveis pelas escolhas e pelo tipo de pessoa que eles se tornam quando crescem.

Não é muito difícil o filho de um advogado se tornar advogado, assim como o filho de médico, músico, ator, enfim. Também é muito pouco provável que filhos de vegetarianos comam carne e vice-versa. E tem outro ditado antigo que explica bem toda essa situação: os pais são espelhos dos filhos.

Mas na verdade o que realmente eu quero dizer é que minha filha adora ler. Coisa não muito comum nessa geração da internet. Mas ela gosta e gosta mesmo. Gosta de folhear o livro, de senti-lo em suas mãos e gosta mais ainda de imaginar cada cena escrita.

Comparando o filme com o livro ela me disse que prefere muito mais o livro, pq ele tem mais riquezas de detalhes. Não preciso nem dizer que eu no papel de mãe fico toda orgulhosa.

Ontem fomos a uma livraria para comprarmos um livro didático que a escola solicitou. A impressão que eu tive é de que ela estava em um parque de diversões de tão grande que era o entusiasmo por cada livro novo que encontrava pelo caminho. Acho que por ela, tínhamos comprado a livraria toda.

Acho que esse gosto pela leitura vem desde pequenina, quando eu sentava com ela para ler estórias infantis. Hoje ela não precisa mais de mim para ler, mas ainda temos esse costume de lermos juntas e às vezes quando estou muito cansada ela então lê p mim. Nessas horas parece que os papéis se invertem e ela passa a ser a mãe enquanto eu sou a filha que precisa de uma estorinha para dormir.

2 comentários:

  1. Que lindo..
    Crianças que gostam de ler são cada dia mais raras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Clara...por isso mesmo q eu achei q merecia um post, além do mais, p mim é motivo de muito orgulho...

    ResponderExcluir