quarta-feira, 20 de abril de 2011

O gordo é o novo negro

O preconceito deve habitar a terra desde que o mundo é mundo. Hoje, depois de muitos anos lutando pela igualdade racial, os negros já conseguem ocupar espaços importantes dentro do cenário político, social e cultural de uma sociedade. Não estou dizendo com isso que os anos para trás foram esquecidos, mas que não é mais tão gritante.

Deixando de lado o negro, mas continuando no mesmo assunto, a pessoa obesa vem disputando junto com o fumante um dos primeiros lugares na pirâmide do preconceito. Casos cada dia mais absurdos, vem ocupando espaço nos veículos de comunicação. Um dos mais recentes foi o das professoras que não puderam assumir seus cargos em concurso público face ao excesso de peso. Então quer dizer que o gordo não pode trabalhar?

Eu mesma luto com a balança desde os meus 13 anos. A luta é inglória, pois na maioria das vezes ela sai vencedora. Mas, nesses 23 anos passados, ainda me lembro quando ouvi pela primeira vez na vida que eu estava com pneuzinhos.

O certo é que o padrão imputado na sociedade pelas modelos de passarela é tão prejudicial à saúde quanto os quilos a mais que uma pessoa carrega. Mas, ao olhar para traz e prestando atenção ao longo da história da sociedade percebe-se claramente que o padrão de beleza é estipulado pela classe social mais alta.

No período em que se valorizam mulheres rechonchudas e cheias de dobrinhas, era a época em que somente a realeza e a nobreza possuíam comida com fartura. O restante da população era magra e completamente fora do nível social das gordinhas, logo, era considerada fora do padrão de beleza.

Hoje a mulher bem sucedida é aquela magra, com seios fartos e tudo no lugar. Mesmo esse ‘tudo no lugar’ sendo à base de cirurgias plásticas, aliás, outro hit dessa geração. Rico que é rico fez pelo menos um procedimento cirúrgico para melhorar algo que não estava agradando. E caminhando na mesma linha de raciocínio, de que bonito é o que o dinheiro compra, são elas que estão no topo da beleza.

Pobre de nós, gordinhos felizes, que comemos por prazer e quanto mais comemos mais felizes ficamos, porém, infelizmente nascemos na geração errada ou melhor, na classe social errada, afinal quem não quer ser um milionário?

Um comentário:

  1. John Lenon disse que vez que a mulher era o novo negro do mundo. Com o avanço das mulheres (hoje saiu a noticia que elas já são em maior numero de diplomadas em nivel superior nos Estados Unidos, por exemplo) ele, se estivesse vivo, diria exatamente o que você escreveu: Os gordos são os novos negros do mundo.

    ResponderExcluir