quarta-feira, 20 de abril de 2011

Não existe divórcio de filho

Eu já ouvi muitas pessoas dizerem que quando há separação, o homem se separa também de seus filhos. Alguns casos, chega ao ponto de educar e sustentar os filhos de suas atuais companheiras, mas não dão sequer um telefonema para quem é sangue do seu sangue.

Quando eu tinha três anos de idade, meus pais se separam, e se eu disser que tenho alguma recordação de nossa vida juntos, pode ter certeza, leitor, de que estou mentindo. Toda e qualquer lembrança que tenho está relacionada aos meus avós, que se responsabilizaram pela minha criação depois do divórcio.
No entanto, não foi a separação que afastou meu pai de mim. Pelo contrário, dentro de todas as limitações que a vida nos impôs, seja pela distância geográfica ou mesmo pelos arroubos da juventude, ele sempre esteve em minha vida, mesmo que apenas com uma palavra de carinho, um abraço de conforto ou mesmo um puxão de orelha.

E é assim que tem ser, porque, afinal, a grande verdade é que um homem pode deixar de ser marido, mas nunca deixará de ser pai. Privar um filho de receber afeto e atenção deveria ser considerado um dos maiores pecados ou até mesmo um grande crime cometido contra o exercício da paternidade.
Me admira muito quando são os avós que se isolam em seus mundos cheios de rotinas pré-estabelecidas e deixam para trás o que os mais poéticos chamam de continuidade da vida, do sangue, da memória ou simplesmente de netos.

Como um pai consegue deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo quando deixa esquecida no coração uma vida que faz parte da sua e que só foi gerada com a sua colaboração?
Pior ainda é como consegue frequentar uma igreja, rezar, orar, dizer que é filho de Deus, pedir que Ele o auxilie, dê-lhe forças, ampare, quando você próprio é incapaz de fazer o mesmo? Não seria muita audácia?

Por isso, pai, lembre-se que a vida passa num piscar de olhos. Você pode estar perdendo importantes momentos na vida de seu filho. Pior: pode estar causando um grande trauma para alguém cuja única coisa que quer é ser amado.

Um comentário:

  1. Você tem razão. No entanto, tambem existem casos em que a mãe e os avós maternos praticam alienação parental e impedem o pai de ter contato com seus filhos. Não se iluda: existem muitas mães desequilibradas e que nunca deveriam ter sido mães. Falo com conhecimento de causa e não em teoria.

    ResponderExcluir