quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O mundo em nossas mãos.

Há mais de 35 anos que Rio Branco não enfrentava um dia tão frio. Oito graus e com previsão de que continue a cair e também de que dure por mais uns dias, a temperatura pegou todo mundo de surpresa. O cheiro de naftalina está no ar.

Essa mudança brusca de temperatura nos faz voltar os pensamentos, para um assunto muito importante que infelizmente algumas pessoas ainda não dão importância: Meio ambiente X mudanças climáticas.

Na semana que passou o sindicato dos jornalistas do Acre – Sinjac ofereceu gratuitamente a profissionais e estudantes de jornalismo o seminário mudanças climáticas para jornalistas, ministrado pelo professor Foster Brawn.

E uma coisa ficou clara, é preciso fazermos alguma coisa agora. A sociedade precisa descruzar os braços, precisa pensar no futuro, não no seu futuro, mas de seus filhos, netos e bisnetos.

Enquanto cientistas do mundo inteiro se reúnem para elegerem a emissão de gases poluentes e o desmatamento como os grandes vilões das mudanças climáticas, o povo sai de casa para comprar mais e mais carros, contribuindo significativamente para o que de ruim vem acontecendo ao mundo.

Quer dizer que não podemos mais ter carros? Claro que podemos, o que precisamos é usá-los com consciência, assim como tudo na vida, porque se pensarmos bem, até água em excesso mata.

Nós ocupamos um dos lugares mais importantes do planeta, vivemos no meio da Amazônia, e estamos sendo obrigados a nos responsabilizarmos pela sobrevivência do restante do mundo.

Na Amazônia não se pode isso, não se pode aquilo, afinal, é aqui o pulmão do mundo. Enquanto isso, os Estados Unidos, maior país industrializado do mundo e maior emissor de poluentes, não aceitou o acordo de redução contido no Protocolo de Kyoto, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.

Por enquanto nós caminhamos com a cruel dúvida: progredimos ou salvamos o mundo? A única certeza é de podemos fazer muito para ajudar o planeta, o clichê já diz são as pequenas atitudes que fazem as grandes ações; E que o futuro do mundo está em nossas mãos.

Um comentário:

  1. Adoro o seu blog e tudo o que escreve. Admiro pessoas como você que, com espontaneidade, expressam o que sentem e encantam a tantas pessoas. Este blog é com certeza minha inspiração. Tenho um selinho especialmente pra você no meu blog. Passa lá!!

    ResponderExcluir