segunda-feira, 27 de abril de 2009

Tia

Quando eu ainda era criança e estudava a primeira série do antigo primário, tinha uma professora chamada Joana a qual eu depositava toda a minha confiança e amor, tanto que ao invés de chamá-la de professora eu a chamava de tia. Lembro-me que certa vez, ao me referir a ela como tia, meus avós me disseram que ela não era irmã nem do meu pai nem da mãe, por conseguinte, não era minha tia.

Fiquei refletindo sobre o questionamento deles e lhes respondi que mesmo ela não sendo parente eu gostava muito dela e eles entenderam que eu a tratava assim como forma de demonstração de todo o carinho que eu nutria por ela.

Anos se passaram e a adolescência chegou. Com ela meus avós ganharam inúmeros netos postiços. Todos os meus amigos os chamavam assim e nunca em nenhum momento eles reclamaram. Acho que foi só quando eles passaram a ser chamados de ‘vô’ e de ‘vó’ que entenderam o quanto de carinho um 'adjetivo' desse traz consigo.

Todos os pais passaram a ser tios dos amigos dos filhos e com os meus não foi diferente, muito menos com os pais dos meus amigos, assim como, nossos tios e os tios dos outros passaram a ser compartilhados.

No entanto, a pouco tempo atrás fui surpreendida com a tia de uma amiga, que ao ser chamada de tia, se sentiu muitíssimo ofendida. Tanto que chegou ao cúmulo de deixar de falar comigo pq eu num ato de demonstração de carinho e de consideração, cometi o ‘grande’ erro de chamá-la de tia.

O pior de tudo é que ela passou a virar o rosto cada vez que se depara comigo, (o detalhe de tudo é que trabalhamos no mesmo órgão, logo, vez ou outra nos encontramos nos corredores do prédio ou mesmo no horário de início ou término do expediente), quando bastava uma simples conversa dizendo que ela não se sente bem ao ser chamada de tia, mas, ao invés disso ela preferiu nutrir um ódio mortal pela minha pessoa que só teve a intenção de demonstrar consideração.

Isso tudo me remete aos colegas da minha filha, que quando não gostam de alguma atitude de alguém, simplesmente deixam de falar com a pessoa e não dizem o motivo. Essa semana mesmo ela chegou em casa e me disse que uma de suas amigas não estava mais falando com ela. Quando eu pergunto a razão ela me diz não saber e que simplesmente a amiga passou a ignorá-la.

Quando se tem 13 anos de idade, talvez ainda se aceite esse tipo de comportamento mas, quando se é mãe de um filho de mais de 20 anos, acho que é falta de maturidade mesmo.

3 comentários:

  1. Acho que conheço essa história!

    kkkkkkkk

    E concordo com vc, qndo diz ser falta de maturidade!

    Bjo.

    ;)

    ResponderExcluir
  2. muita falta de maturidade,eu as 13 não faço mais isso D:
    sério !

    ResponderExcluir