segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dewey um gato entre livros

Mesmo a leitura sendo um hobby caro, eu e minha filha Júlia o temos com gosto. Sobrou um dinheirinho e lá estamos nós rodando as livrarias da cidade em busca de algo novo para ler.

No mês passado não foi diferente. Passeando entre uma prateleira e outra encontrei um livro chamado Dewey um gato entre livros, de Vick Myron. Como agora, me tornei adoradora de gatos, logo me interessei. Resolvi dar uma lida na sinopse do livro e na primeira frase já dizia que era uma história real e, por ser real, era tão comovente. Pronto. Foi o que bastou para eu decidir que iria comprá-lo. História real e comovente é comigo mesma.

Corri para casa, toda empolgada, na ânsia de ler a história de um gatinho que fora abandonado ainda bebê na biblioteca pública de uma cidadezinha dos Estados Unidos, adotado pelos funcionários e que se tornou o grande ‘xodó’ dos moradores.

Abri o livro e a leitura não me atraia. Comecei a deixá-lo em segundo plano. Enrolava daqui, enrolava dali, e aos poucos, muito lentamente, fui chegando ao final do livro. Eu só pensava que por ter sido relativamente caro, era uma questão de honra ler até o fim. Porém, o fiz sem pressa. Eu lá queria saber da plantação de milho, ou da avenida comercial de Spencer, cidade localizada em Iwoa, EUA! E de que me interessava saber que a maioria de seus moradores eram fazendeiros? Que a comunidade era unida? E sobre a escola? Era muita informação de um lugar e de pessoas que eu nunca chegarei a conhecer. Eu queria mesmo era saber de Dewey e de suas aprontações. Somente ele me interessava.

Mas, mesmo minhas expectativas sendo somente para o gato, fui lendo, lendo, lendo, até chegar no capítulo 23. Daí pra frente, a história começou a me interessar. Além do drama particular da autora, ela começou a descrever a velhice do gatinho e com ela as doenças que apareceram. Foi chegando a surdez, a cegueira, os pêlos foram caindo, perdendo o brilho e assim por diante, até chegar o momento de seu falecimento. Gente eu chorei tanto, que só me lembro de ter chorado assim, quando assisti aquele filme chamado Um amor pra recordar. Ao fim do livro, a leitura valeu a pena, o que não me interessava antes, passou a ser conhecimento.

Eu aprendi que Iwoa é um estado dos USA e que tem a agricultura como base econômica, principalmente a plantação de milho. Que lá existe uma cidadezinha chamada Spencer, onde as fazendas eram propriedades familiares e que mesmo os EUA sendo um país de primeiro mundo, nos anos 60 ainda existiam banheiros fora de casa. Que mais tarde as fazendas familiares foram vendidas para grandes conglomerados e se tornaram grandes fazendas e começaram a produzir etanol.

Aprendi também que uma biblioteca não serve apenas como fonte de pesquisa. Ela serve também para ajudar e aproximar a comunidade e que deve estar sempre antenada nos problemas e nas necessidades da comunidade para poder propiciar serviços de primeira qualidade e que realmente atinjam seu público.

Quanto a emoção que eu buscava no livro eu consegui, afinal, eu ri, chorei e me comovi com um gatinho cativante, chamado Dewey.



6 comentários:

  1. Querida Jannice,

    Fico feliz em pertencer
    ao seu time:

    - Eu amo os livros!

    Assim, já tive experiências
    muito lindas com outros "Dewey", igualmente...

    Já leu "O Chamado da Selva", de Jack London?

    Você vai amar...

    Grande abraço,

    Marcos Afonso.

    ResponderExcluir
  2. Prezada amiga,

    Cá dos cantos da minha querida Salvador, recebo com surpresa e alegria seu blog incentivador da leitura, leitura esta que se faz ausente na vida da maioria dos jovens do nosso país.
    Questão primordial à aculturação dessa juventude e, por conseguinte, a um futuro não muito desejado por nós. Linda sua iniciativa. Breve estarei em Rio Branco.

    Do amigo,

    Paulo Lessa da Bahia.

    ResponderExcluir
  3. Miauuuuuuuu...
    Tem selinho pra sra. no meu blog...
    (e calma... eu vou deixar o teu blog lindo... em breve...)

    Bjs!

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu não gosto de livros e filmes com animais. Mas sou apaixonada por gatos, até me arriscaria a ler um! :)

    ResponderExcluir
  5. me faz um resumo desse livro? assim da história toda o que acontece.. preciso mto tenho ate amanha

    pff
    n consigo le lo todo :(
    contacto- eu_mira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. IDÊNTICA A MINHA EXPERIÊNCIA!!! igualzinha....

    ResponderExcluir