quinta-feira, 31 de julho de 2008

A vida é uma roda-gigante

Eu sei que quem se disponibiliza a ter um blog automaticamente se dispõe a atualizá-lo com freqüência. E eu juro que esse era meu plano até que minha vida deu um giro de 360 graus. Aliás, a vida da gente é sempre assim, de repente tudo muda. Aquele amor que vc jurava não viver sem ele já era; aquela roupa que vc achou o máximo se apertou financeiramente e comprou, já saiu de moda; aquele celular de última geração que custou mais de mil reais agora está em promoção de duzentos e noventa e nove reais.

A vida da gente é feita de momentos. Momentos alegres e tristes. Esses momentos se juntam e deles tiramos todas as nossas experiências de vida. Alguns nos mostram que nem mesmo o tempo é capaz de mudar pessoas egoístas, outros nos mostram que a dor amadureceu alguém e assim vamos levando a vida. Feliz aqui, surpreso acolá, triste lá, decepcionado ali.

E de repente em alguma esquina nos perdemos de alguém querido e quando novamente nos encontramos o tempo passou demais, passou tanto que já não temos mais tanta intimidade, já não temos mais vontade de conversar, de sairmos juntos. Nossos filhos já cresceram e cresceram separados. Já não existe mais o carinho e a amizade de outrora.

Mas, nossos caminhos são traçados por nós mesmos e não adianta se arrepender no futuro e querer voltar atrás pq isso o tempo não permite.

O grande Chico Buarque consegue descrever muito bem essa roda-gigante que é vida em sua música Roda-Viva. A letra foi escrita no auge da ditadura militar (época em que os sonhos eram cortados) para uma peça teatral escrita tbm pelo próprio Chico e que levava o mesmo nome da música. A peça ficou famosa por fazer apologia da volta a liberdade e foi apresentada ao público no ano de 1968 através de seu LP "Chico Buarque de Holanda Vol 3".

"Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mais eis que chega a roda-viva
E carrega o destino pra lá
Roda mundo, roda-gigante
Roda-moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração
A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
No volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir
Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a roseira pra lá
Roda mundo, roda-gigante
Roda-moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração
A roda da saia, a mulata
Não quer mais rodar, não senhor
Não posso fazer serenata
A roda de samba acabou
A gente toma a iniciativa
Viola na rua, a cantar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a viola pra lá
Roda mundo, roda-gigante
Roda-moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração
O samba, a viola, a roseira
Um dia a fogueira queimou
Foi tudo ilusão passageira
Que a brisa primeira levou
No peito a saudade cativa
Faz força pro tempo parar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a saudade pra lá
Roda mundo, roda-gigante
Roda-moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração"

2 comentários:

  1. Eu não consigo dizer qual dos versos é o mais bonito. Chico Buarque é mesmo incrível!!!!
    Lindo texto!!!
    Bjs Jann
    p.s: Vou ao crepe hoje!!!

    rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. EU AMO ESSA MUSICA AMIGA..TODOS OS DIAS A OUÇO....É A MINHA MÚSICA....

    ResponderExcluir