terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Fim de ciclo

Minha filha Júlia terminou mais um ciclo de sua vida. Aos 16 anos ela terminou o ensino médio e se prepara para entrar na faculdade.  Alguns amigos ficarão para tras, outros, ela levará pelo resto da vida. Se não bastasse o orgulho de vê-la finalizando essa etapa, fui escolhida como oradora para falar em nome dos pais.

Compartilho aqui meu discurso:

Gostaria de agradecer aos alunos pela honra de ter sido escolhida para falar em nome de cada pai e cada mãe dos formandos.

Sei que se trata de uma grande missão, mas, como se diz, missão dada é missão cumprida, e eu espero fazer isso com todo o meu coração.

Tenho certeza que assim como eu, os demais pais presentes aqui, também estão cheios de orgulho, por verem seus filhos finalizando uma etapa importante de suas vidas.

Uma etapa que chega ao fim, mas que não significa o fim, mas sim, o recomeço de uma nova fase, de um novo ciclo.

Trata-se de uma transição, em que cada um começa a tomar decisões sozinhos, decisões essas que vão indicar o caminho a ser trilhado e as prováveis opções que irão tomar na vida.

Começam por assim dizer, a virar gente grande, a criar asas para alçarem os primeiros voos sozinhos.

Por isso, desejo a todos os formandos, que vocês se tornem pessoas honradas, bons profissionais, bons maridos, boas esposas, bons pais, porque esse é futuro de cada um: Formar uma família, ter uma profissão, mas acima de tudo, ser bem sucedido nas duas.

Desejo também que todos vocês sejam muito felizes, porque vocês merecem. Digo isso, porque tive o privilégio de conviver, talvez com a maioria de vocês.

E posso afirmar, que são pessoas maravilhosas, jovens inteligentíssimos, de opinião forte, decididos, mas acima de tudo com um coração enorme, cheio de sonhos e de planos.

Tenho muito orgulho, em saber que a minha filha fez e faz parte da história dessa escola. E ai vou abrir um parêntese pra dizer que eu já trabalhei como professora e que eu já trabalhei no colégio vitória e sei o quanto é importante a função do professor na vida de uma pessoa.

São pais e mães que muitas vezes saem de casa, deixando seus filhos para poder ensinar os filhos de outras pessoas.

Por isso, agradeço a vocês, grandes mestres na arte de ensinar, que doaram não só o tempo, mas o coração para que essa turma estivesse hoje aqui, como vencedores.

Agradeço também a coordenação e a direção da escola. Que muitas vezes atuaram como amigos e até mesmo como psicólogos.

Um agradecimento todo especial ao Severino, que em todos esses anos, sempre recebeu nossos filhos, com um enorme sorriso, em baixo de sol e de chuva.

E gostaria de dizer que nele, se sintam representados todos os demais servidores da escola, aqueles que trabalham na secretaria, na limpeza, na cantina, enfim, que também fizeram parte do dia-a-dia, dessa turma.

Obrigada por nos ajudarem a educar nossas crianças. (E não adianta torcerem o nariz, porque é assim que vocês serão vistos sempre).

Eu gostaria agora, de poder olhar nos olhos de cada um dizer que para nós, pais, não basta sabermos que somos pessoas boas, nós queremos ter a certeza de que colocamos no mundo, pessoas que também fazem o bem, pessoas que certamente serão melhores do que nós fomos.

É isso que esperamos dos nossos filhos. Que vocês se tornem profissionais mais bem sucedidos do que nós, que vocês sejam melhores pais e melhores filhos do que nós somos, mas principalmente que vocês sejam infinitamente mais felizes do que nós somos.

Desejo sinceramente, que vocês não se separem com a distância e com a ausência, que vocês sigam seus caminhos, mas que nunca esqueçam do valor da família e da amizade.

E o que eu vou dizer agora, tenho certeza que resume o sentimento de todos os pais que estão aqui, e que certamente é isso que eles querem lhes dizer, porém, eu vou direcionar a ela, mas quero que vocês imaginem que seus pais estão falando isso pra vocês agora:

Júlia, minha filha, eu te amo e tenho muito orgulho da pessoa que você está se tornando.

Enfim, sejam felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário