segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia dos finados

Hoje é dia de homenagear nossos mortos. O ‘oba-oba’ do feriado não tem muito clima. Dia de finados é sempre muito quente e termina com chuva no final da tarde.

Os que perderam seus parentes há pouco tempo são sempre os mais tristes e sofridos que encontramos nos cemitérios.

Alguns pela primeira vez passam a realmente homenagear seus mortos, pois, até o ano passado tinham esse dia como mais um para aproveitar a vida junto aos amigos, com um churrasquinho e quem sabe uma cerveja gelada de acompanhante.

Meu primeiro dia de finados que valorizei intensamente, foi há três anos atrás, quando em outubro perdi minha vó. De lá para cá, sou presença confirmada em quase todos os cemitérios da cidade.

O ritual é sempre o mesmo. Acende uma vela pra um, reza pra outro, às vezes se assusta com a foto de um falecido que a gente nem sabia que tinha morrido, reclama do calor e depois tenta se proteger da chuva.

Filho chora a perda do pai, mãe não se conforma com a morte do filho, marido rezando pela alma da esposa. São muitas dores expostas nos olhares de cada um.

Histórias de vidas que foram enterradas. Amores eternos que foram para a eternidade. Conselhos que nunca mais serão ouvidos.

O abraço apertado, o beijo carinhoso, o olhar que diz tudo. Esses agora estão só nas lembranças de quem ainda está vivo. Quem disse eu te amo em vida, não se arrepende, quem não disse passa o resto dos dias se lamentando.

Enquanto umas famílias agradecem a Deus pelo descanso em paz, outras questionam a morte prematura, algumas até estúpidas. Mas todas rezam, oram, falam com Ele. Cada uma a seu modo, no seu tempo.

Alguns aproveitam pra faturar um troco e ajudar no orçamento de casa. Se dedicam a limpar os túmulos, vender flores, velas e águas. Brasileiro é assim, sempre dá um jeitinho de melhorar as coisas.

Eu sugiro muito protetor solar, chapéu pra proteger a cabeça, sombrinha na mão e Deus no coração. Velem seus mortos, rezem por eles, mas também respeitem seus vivos enquanto há tempo e vida.

2 comentários:

  1. É isso ai...claro que a homenagens aos nossos antepassados é válida, afinal somos a soma deles.
    Mas é em vida que podemos demonstrar o nosso respeito, amor e carinho por nossos familiares.
    Por isso sempre é tempo de perdoar, de resolver todas as questões/rancores/mágoas aqui e agora nesse mundo físico, pq se deixarmos para resolver no mundo espiritual..aff, não sabemos o que nos aguarda.
    Vamos amar e perdoar hoje, como se fosse o ultimo dia de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. é sempre, a mesma coisa, eu vou no ceminterio desde pequena todos os anos, então mesmo que tu não goste, tu acaba indo e se acustumando e essas pessoas, agente não lembra apenas no dia de finados, e sim sempre ..

    ResponderExcluir