terça-feira, 10 de novembro de 2009

Abelardo Barbosa ainda está com tudo e não está prosa


Quando eu era criança já quase uma senhora adolescente, eu costumava assistir um programa chamado Cassino do Chacrinha”. Quem nunca assistiu com certeza já ouvi falar. Ele considerado um dos grandes nomes da comunicação.

Com frases bem humoradas como, por exemplo: como vai, vai bem? Veio a pé ou veio de trem? E a inseparável buzina, José Abelardo Barbosa de Medeiros, pernambucana, dizia que trazia a festividade nordestina para seu palco.

Foi ele o criador de frases célebres como: Eu vim para confundir e não para explicar. Ou então, a mais famosa de todas: Na televisão nada se cria, tudo se copia. Outra frase muito comum de ouvirmos hoje também é: Quem não se comunica se trumbica.

O velho guerreiro, como também era conhecido, trocou a faculdade de medicina para ser locutor de rádio e mais tarde apresentador de televisão.

Pra quem não sabe o hábito de jogar coisas para a platéia, surgiu por causa de um patrocinador que o programa tinha. Era um supermercado e seu gerente sempre mandava coisas para Chacrinha distribuir.

Com o passar do tempo o supermercado deixou de patrociná-lo, mas o público pedia o bacalhau do Cazuza ou de qualquer celebridade da época.

Homenageado em música pelo cantor Gilberto Gil, o velho guerreiro entrava no palco com roupas muito coloridas, cheias de paetês e um chapéu que em sua maioria, se pareciam com cartolas.

Grandes nomes da música popular brasileira foram revelados em seu programa, como Paulo Sérgio e Raul Seixas.

Chacrinha sempre gostou de inovar e para os parâmetros da época, mulheres de maiô, dançando no palco era um Deus nos acuda. Mas em seu programa elas estavam lá e gozavam da simpatia do público. Eram as chacretes. E se hoje existe as dançarinas de palco, adivinhem só a quem elas devem agradecer?

Uma das cenas mais divertidas que eu assisti no seu programa, foi de uma família enorme, acho que mais de dez pessoas, que foram cantar em seu programa de calouros. A apresentação foi um fiasco, a família cantava mal e o Chacrinha buzinou, buzinou, buzinou e a família não saia do palco e nem parava de cantar.

Pra quem nunca ouviu falar ou nunca viu nada do Chacrinha, aconselho dar uma passadinha no youtube (www.youtube.com) para assistir o velho guerreiro, que aliás, costumava dizer que gostava de levar alegria ao povo e de dar oportunidade para quem realmente tinha valor. Isso ele fez. E o fez com maestria.

* Texto publicado no jornal Página 20, de 08/11/2009.

Um comentário:

  1. Não o acompanhei em nenhuma época. Na verdade, até pouco tempo nem sabia o que ele fazia. Mas ele parece ser uma pessoa bem decente, bem alegre. Já ouvi ótimas críticas sobre ele! =)

    ResponderExcluir