sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Caricatura

Será só mais uma corrente?
Temos que pagar pra ver. Espero que não.



Regras: Já teve curiosidade de ver sua caricatura?

1- Exiba a imagem do selo “Olha Que Blog Maneiro” Que você acabou de ganhar!!

2- Poste o link do blog que te indicou.(muito importante!!!)

3- Indique 10 blogs de sua preferência.

4- Avise seus indicados.

5- Publique as regras.

6- Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.

7- Envie sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B.


Recebia da Fran e repasso para Claudinha, Katiuscia, Nine, Manu, Lu, Artur, Izonel, Maicom, Lu-anda e por último Paty.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Promessa é dívida!

Katiuscia e João Paulo

Esses foram os primeiros clientes que disseram que liam o meu blog. Como prometido ganharam desconto! Já tô pensando em bolar outras promoções, então, fiquem atentos.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Turma da calçada 2: A imagem

Outro dia eu escrevi sobre a turma da calçada, mas ficou faltando uma fotografia para que as componentes dessa 'troupe' ganhassem rostos. Agora sim, apresento as moças que sentavam na calçada para longos bate-papos, com foto discaradamente roubada do orkut da minha tia Jeanett.

Com vcs, a turma da calçada:

Jeanett (tia), Maria Augusta, Jane Moreno, Janne (mamãe), Emília e Jeize (tia).

Apresentação

Ha alguns meses meu avô escreveu um texto sobre a cidade de Rio Branco, eu até publiquei aqui pra dividir com vcs. Mas semana passada o historiador Marcos Vinícios publicou o texto na coluna que ele tem no jornal Página 20 e por tabela o Marcos Afonso tbm publicou no site da Biblioteca da Floresta Marina Silva.

Educamente o Marcos Afonso me passou um email avisando da publicação no site, ele me disse que pegou carona na coluna do outro Marcos (o Vinícios), batizada com o simpático nome de Miolo de Pote. Claro que o texto do jornal ficou muito mais atrativo do que o que eu postei aqui, pois lá, ele estava acompanhado de fotos de Rio Branco antiga.

Gente, olha que palavras mais carinhosas o Marcos Vinícios usou para apresentar o texto do meu avô:

“Nesta semana a coluna traz um texto do excepcional memorialista acreano Sr. José Higino, autor de diversos livros, a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente no ano passado e me encantou com seu jeito simples e aguda inteligência.”

Aos dois Marcos (O Afonso e o Vinícios) deixo aqui meu agradecimento pelo carinho e respeito com que trataram meu 'veím', ocupante da cadeira 33 da Academia Acreana de Letras. É atrás dele que eu sigo, no intuito de copiar seus passos, percorrendo os mesmos caminhos, para me tornar pelo menos um terço da pessoa cheia de caráter, ética e responsabilidade que ele é.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Trabalhando

1. O dia começa assim.


2. Os pepinos vão chegando.


3. Os telefonemas também.



4. Os pepinos se multiplicam.


5. As ligações triplicam.



6. E termina assim. Cansaço e desespero!
E ainda ha quem diga que aqui não se trabalha!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O mundo de Sofia

Se alguém ai quizer me dar um presente eu ando louca pra ler:
O Mundo de Sofia (Romance da história da filosofia) de Jostein Gaarder.
"gradicida!"

Apenas desabafando

Como já falei aqui pra vcs várias vezes, eu não lido bem com a morte mesmo. Sexta-feira eu estava aqui na minha sala de trabalho, quando entrou uma família para falar comigo. Eram mãe e filha a procura de uns equipamentos para o esposo e pai, que se encontrava muito doente em casa.

Eu estava a mil com os preparativos de um curso logo mais a noite e outras demandas aqui e confesso que completamente sem tempo de dar muita atenção a família, pensei então em pedir-lhes que me procurassem na segunda, quando então eu estaria mais folgada, no entanto, a esposa, uma senhora muito educada e dedicada ao marido me relatou seu medo de enfrentar o final de semana sem esses equipamentos, pois, tinha medo que ele viesse a falecer.

Comecei a intercalar as ligações telefônicas que eu estava fazendo em decorrência do curso, com algumas ligações em busca dos equipamentos para atender a família. Depois de aproximadamente uns dez ou mais telefonemas, conseguimos. E posso dizer que realmente foi uma vitória, pois era quase 17:30, horário de encerramento das atividades de muitos setores e ainda por cima sexta-feira!

O rosto aliviado da família e o agradecimento ao fim de tudo, fez valer a pena. No entanto, qual não foi minha triste surpresa, quando a pouco a filha veio me procurar para devolução dos equipamentos, pois, o pai havia falecido durante o fim de semana.

Quando ela se retirou da minha sala eu simplesmente baixei a cabeça e comecei a chorar. Espero sinceramente que essa família tenha forças para suportar a dor da ausência.

Maná Crepe de endereço novo

A partir de amanhã nossa (minha e do Aires) creperia estará funcionando em outro endereço. Nossa intenção foi de acolher e claro acomodar melhor nossos clientes. Desde a semana passada estamos trabalhando duro para que possamos abrir nossas portas no dia 21 de janeiro (quarta-feira). Para isso, nosso dia começa antes das oito da manhã e só termina entre 22 e 23 horas.

E ainda há quem diga que vida de empresário é fácil.

Então aproveito para convidar aos leitores que por aqui passam e que são residentes em Rio Branco, para comer um bom crepe francês, tomar um delicioso Milk shake ou simplesmente um copo de chá mate bem gelado batido com limão.

Maná Crepe funcionará no quiosque do Parque da Maternidade que fica entre as quadras de areia e o parquinho do labirinto da capoeira. Ou simplesmente, atrás da VIVO.
Se durante essa semana vc aparecer por lá e disser que leu o meu blog terá desconto, portanto, aproveitem!

Nosso horário de funcionamento contínua o mesmo: de 15 às 22 horas.

Espero vcs!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O Amarelo

Apareceu lá por casa um gatinho pulguento e cheio de carrapato. Ele deve ter uns dois meses. Ainda é um BB. O Aires adotou o bendito e deu a ele o nome de Amarelo, em virtude da cor do seu pêlo. Agora já tomado banho, sem carrapato e sem pulgas ele virou ‘os querer’ lá de casa. No entanto, gato faz suas necessidades fisiológicas e é necessário que alguém limpe e eu quero deixar bem claro que esse alguém não sou eu!

A lista

Os meus namorados nunca tiveram muito em comum comigo. Por exemplo:
Meu primeiro namorado vivia na noite (havia uma certa diferença de idade) e eu trancada em casa;
O segundo só tinha em comum comigo a professora de português que mais tarde ele namorou;
O terceiro trabalhava e eu não gostava nem de estudar;
O quarto namorado só queria sexo, enquanto eu procurava o amor da minha vida;
O quinto era evangélico e eu católica;
O sexto não queria saber de estudo e eu me acabava de trabalhar;
O sétimo usava drogas e eu tinha pavor delas;
O oitavo media 1,60 e eu 1,65 metros de altura
O nono queria formar um arem enquanto eu me dedicava de corpo e alma a ele;
O décimo só ouvia axé e eu bossa nova;
Já o décimo primeiro, esse sim, nasceu pra mim.

domingo, 18 de janeiro de 2009

A difícil vida de adulto

Quando eu era adolescente só pensava em me tornar adulta para mandar na minha vida e fazer tudo o que quisesse. Tanto que na adolescência eu não recebia mesada, pois, aos 16 já trabalhava. Hoje, aos 34 anos de vida (meu deus, daqui a seis anos eu vou fazer 40!!) vejo que a vida de adulto é muito chata. Quando se tem dinheiro pra fazer as coisas que quer não tem tempo e quando tem tempo não tem dinheiro.

Todo final do mês é a mesma coisa: contas para pagar, aliás, essas costumam brotar de todos os lados. Já no final de semana estamos sempre tão cansados da jornada semanal de trabalho que nem sequer cogitamos a idéia de um simples chopinho na pizzaria da esquina de casa.

E no meu caso ainda tem um agravante, eu trabalho com um médico e isso só me dá direito de adoecer somente nos finais de semana, pq, na semana ele me consulta, me medica e manda voltar a trabalhar. Isso não é mentira nem exagero, certa vez eu estava com uma crise de enxaqueca daquelas de arrebentar a boca do balão, já estava vomitando todas as minhas tripas, quando meu chefe me chamou em sua sala (sim ele sabia da enxaqueca), puxou o receituário da gaveta, me prescreveu uma medicação, pediu que eu me dirigisse a uma sala de repouso no ambulatório para tomar a medicação e depois VOLTASSE. Isso mesmo, vcs leram direito, ele não me liberou, não disse que depois da medicação eu poderia ir pra casa, ele disse que era pra eu voltar a trabalhar!!

Como ja cantava Belchior, nós vivemos como nossos pais e hoje eu fico observando minha filha Júlia, louca de vontade de se tornar logo adulta. Mal sabe ela que com a fase da maturidade, vem um monte de compromissos desagradáveis que precisamos cumprir, um monte de contas pra pagar e se quiser ter um pouco de conforto na vida será preciso trabalhar muito.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Deng Ming-Dao

"As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física. Quando se encontram, ou reencontram, mesmo depois de muitos anos, a amizade é tão forte quanto sempre."
(Deng Ming-Dao, filósofo chinês)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Turma da calçada

Na adolescência minha mãe junto com minhas tias Jeanett e Jeize, além da Emília e da Maria Augusta Faria, da Nete (irmã do Chico Pop), e das irmãs Jane e Janete Moreno formavam a turma da calçada. Esse nome foi dado a elas por sempre se reunirem na calçada do antigo Jornal O Rio Branco para conversarem.

Muitos anos se passaram a tecnologia globalizou e eu resolvi abrir um blog para mim. Optei pelo nome conversa de calçada, pq não tenho aqui compromisso jornalístico de debater política, economia ou mesmo ser polêmica, mas simplesmente, escrever sobre coisas amenas, coisas do meu cotidiano ou de pessoas que me rodeiam. Coisas que são conversadas em pé, em cima de calçadas, tirando proveito de alguma sombra de árvore.

E pra falar a verdade eu nem me lembrava da turma da calçada, até que meu pai disse que gostou muito do nome do meu blog pq era uma homenagem àquela turma e conseqüentemente a minha mãe. Eu quase morri de vergonha, mas logo tomei para mim a idéia, assumi como se fosse minha e quero fazer uma homenagem a essas moças, hoje jovens senhoras, que costumavam enfeitar as calçadas da Rua João Donato.

Festa para o Fred

Sinceramente eu não sei como aconteceu, mas quando dei por mim o Fred já fazia parte da minha vida. E eu gosto dele de verdade, mesmo ele prometendo e não cumprindo, mesmo ele fazendo mímica melhor do que eu e mesmo ele ganhado o jogo de mim.

Domingo foi aniversário dele e eu, Aires, Fran e Samuel fizemos uma festinha surpresa com a participação especial das teens Júlia, Gisa e Cristal. Num minuto estávamos jogando imagem e ação e no outro festejando seu aniversário. Montamos uma decoração mega instantânea, com direito a balões, chapeuzinho do Batman, cachorro quente, bolo de chocolate e muitas, mas, muitas fotografias.

Como o Fred até agora não me enviou uma misera foto se quer e eu não quero ser repetitiva não vou postar aqui as fotos da festa relâmpago. Mas, se alguém ai se interessar é só clicar aqui.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Para Mariinha

08 de janeiro, se minha avó fosse viva hoje ela estaria completando 78 anos. Ela nunca gostou de festas para comemorar essa data e também não era fã de bolos ultra confeitados. Para ela, o bolo gostoso era aquele bem simples, sem cobertura e com buraco no meio. Aliás, simplicidade fazia parte da vida dela. Ela nunca foi ostentadora de luxo e brilho. E como era bonita a Dona Mariinha! Dois anos depois de seu falecimento ainda sinto sua falta.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A paz invadiu o meu coração

Ontem eu parei por 15 minutos. Sentei na calçada, fechei os olhos e divaguei. Foi um momento de paz tão grande que eu consegui escutar o barulho da água que caía no chafariz que estava localizado a mais ou menos um quilometro de distância e isso me fez um bem danado.

A PAZ
A paz invadiu o meu coração
De repente me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais
A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino a paz
Como aquela grande explosão
Um bomba sobre o Japão
Fez nascer um Japão na paz
Eu pensei em mim eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição só a guerra faz
Nosso amor em paz
Eu vim vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos ais
* João Donato

Recordações de dias de chuva

De agora em diante, por aproximadamente três meses, teremos uma Rio Branco chuvosa. Eu não sou muito fã de chuva pq quando eu era criança, sempre que começava a chover minha avó circulava pela casa desligando todos os aparelhos eletrodomésticos das tomadas de energia com medo dos trovões.

Lembro que eu ficava dentro de casa olhando pelo vidro os pingos da chuva que escorriam na janela. Com o passar do tempo comecei a odiar a chuva, pois, me sentia presa. Menos naqueles dias em que ela caia realmente forte e sem nenhum relâmpago, pois, nesses dias minha avó me deixava atravessar a rua para me deliciar em uma bica forte que ficava no SERDA (Serviço de Divulgação do Estado do Acre) e que hoje funciona o Gabinete do Vice-Governador.

Ela dentro de casa, protegida da água, me observava tomar banho de chuva. Não me perdia de vista um só minuto. Eu corria, gritava, pulava, ria e rodava até o momento em que eu ouvia: Jannice, ta na hora, entra!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Impreterivelmente

DA: COORDENAÇÃO DE JORNALISMO
PARA: JANNICE DE SOUZA DANTAS
DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2008
ASSUNTO: ENTREGA DO TCC ENCADERNADO

Senhor acadêmico,
Parabenizamos pela aprovação na defesa do TCC, realizada no dia 16/12/2008. Na oportunidade lembramos que a entrega das 03 (três) vias do TCC encadernado em capa dura e 01 (uma) via digital em CD, deverá ser realizada até o dia 05/01/2009, impreterivelmente.

Impreterivelmente às 19:50h do dia 05 de janeiro de 2009 eu e Francielle estávamos paradas na porta da coordenação de jornalismo com as três vias encadernadas em capa dura e mais uma cópia do TCC em CD nas mãos, no entanto, a coordenação encontra-se de férias até o dia 20 de janeiro. Aí eu pergunto: então pq o impreterivelmente?

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ano novo, dieta de novo!



Fiz um pacto com meu pai.

Vamos juntar forças para emagrecer.

Meu sol



É em torno dela que meu mundo gira!

Medo da morte

Ano novo começando e os problemas do ano velho persistindo. No sábado tive um 'piripaque', mas, a simples idéia de ir ao médico me deixou muito angustiada, fiquei com medo que ele diagnosticasse alguma doença já em estado terminal. Diante da dúvida decidi não ir ao médico.

Acordei no domingo com a mesma dor no peito e uma ansiedade maior ainda. Dentro de mim, eu achava que ia morrer, então chorei. Chorei pelos dias que eu não viveria, chorei por não participar dos momentos importantes na vida da minha filha como formatura e casamento, chorei por não estar presente no nascimento dos meus netos, chorei pelas viagens que eu não fiz, pelos livros que eu não li, pelas músicas que eu não ouvi, chorei por tudo que eu deixaria de viver.

Nesse momento me levantei da cama e fui abraçar a Júlia, deitei ao seu lado, ela ainda estava dormindo e mesmo assim me deu um abraço apertado e um beijo no rosto. E assim, abraçada a ela eu permaneci por mais de uma hora. A angústia foi passando, a dor diminuindo, mas lá no fundinho eu ainda continuava com medo de morrer.

A dor no peito insistia em me fazer companhia, resolvi mudar de atitude. Tomei banho e fui à creperia atrás de trabalho e distração. Nada adiantou. Final do expediente, eu esgotada, a dor bem mais leve, resolvi ir ao médico. Diagnóstico: Síndrome do pânico.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Só samba



Preparem os ouvidos pq os tamborins ja estão a mil.
De agora em diante vamos ouvir samba até o último dia de carnaval!

Ano novo, vida nova!

"Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez,
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui pra diante vai ser diferente".
*Carlos Drummond de Andrade

Eu mudo, tu mudas, ele muda...

Desde ontem já estão em vigor as novas mudanças nas regras ortográficas. Os países que falam a língua portuguesa resolveram que devem ter a grafia das palavras igual em todos eles. Eu acho a idéia muito boa, mas, com certeza eu teria preferido nascer ou pelo menos me alfabetizar depois dessas mudanças. Pelo que andei me informando as mudanças vão ocorrer aos poucos, mas até 2012 já estarão todas inseridas no uso de nossa escrita. Será que o dicionário do meu computador irá aderir as mudanças sozinho ou vai precisar de ajuda?

Obrigada Katiuscia!

Olha que carinho! Recebi essas tulipas da Katiuscia! Ela nem sabe, mas, tulipas são minhas flores favoritas. Certa vez pediram p eu citar alguns lugares que eu gostaria de ir e eu respondi que adoraria conhecer a Holanda, me questionaram o motivo, talvez achando que eu queria freqüentar aquele local onde as drogas são liberadas, mas que nada, nem de droga eu gosto, a minha vontade é pura e simplesmente por causa dos lindos jardins, cheios de tulipas, tulipas vermelhas, amarelas, rosas, tulipas de todas as cores.