quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Marcos e Jorge

Monografia concluída e eu devidamente aprovada, gostaria de compartilhar com vocês o carinho com que me receberam algumas pessoas durante o período que precisei colher dados através de entrevistas. Algumas dessas pessoas eu já conhecia desde criança, tendo em vista, terem trabalhado na rádio que era de propriedade da família de meu pai. Outros conheciam meus pais e meus avós, são eles: Romeu Delilo, William Modesto, Nilda Dantas, José Simplício, mas, de todos os que entrevistei o que mais me marcou foi o historiador Marcos Vinícius das Neves.

Marcos é carioca e chegou ao Acre em 1994, ele é um estudioso da história do Acre e sabe contá-la como ninguém. Eu adoro história (quem sabe um dia faço esse curso), principalmente quando é bem contada.

Isso me fez relembrar de um primo que tenho. Ao contrário do Marcos ele é acreano , mas, mora no Rio de Janeiro há muitos anos e por lá se formou em letras/alemão. Sempre que íamos (eu, vovô e vovó) ao Rio, eu costumava passar tardes inteiras ouvindo as histórias ou estórias que ele costumava me contar. Algumas eram dos filmes que ele assistia, outras dos livros que ele lia, eu só sei que quando ele começava a contá-las, sua voz mudava, seus olhos brilhavam, ele olhava para fora da janela, talvez buscando inspiração no Cristo Redentor, que por lá se via de braços abertos e ia narrando as histórias, chegando muitas vezes até mesmo a cantar algumas músicas que faziam parte da trilha sonora dos filmes.

Me lembro que quando eu chegava em sua casa, ele logo me perguntava:

- Você já assistiu ‘tal filme’ Jannice?

-Não.

- Não assistiu? Mas você precisa assistir, você vai adorar a estória, vou te contar como é.

Daí em diante ele começava a me contar, e o incrível era como ele conseguia descrever cada cena, cada personagem, cada pequeno detalhe. O Jorge (esse é o nome do meu primo) é um contador de histórias, desses que nos faz voar através da imaginação e eu sinto saudades dele e das tardes prazerosas que ele me proporcionava.

Mas, voltando ao Marcos Vinícius, ele me fez relembrar o Jorge pq ele também sabe como contar uma história, ele sabe como hipnotizar o ouvinte, ele torna a história empolgante. E o engraçado é que parece que ele nem sabe disso. Esses dias passeando pela página da Biblioteca da Floresta, dei de cara com alguns artigos que ele escreveu e um deles em especial me chamou a atenção, referia-se ao seu encontro com o sertanista Meireles. Assim ele escreveu:

“E, diante de tal personagem, o máximo que consegui foi lhe revelar minha admiração por seu trabalho e meu desejo de um dia poder ouvi-lo contar suas histórias com aquele jeito manso e empolgante que só os melhores contadores de histórias sabem ter”.

O Marcos escreveu o que eu queria ter escrito sobre ele. Pq depois da entrevista, assim como ele, eu só consegui revelar minha admiração pelo seu trabalho. Agora fica o desejo de poder ouvi-lo novamente contar as histórias do Acre, com aquele jeito manso e empolgante que só os melhores contadores de história sabem ter.

2 comentários:

  1. Jann!!!

    Eu assino embaixo!!

    hehe xD

    Escuta, e parabéns pela monografia, viu!!! Irruull!!! Fico feliz por vc!! Não "a hora de chegar a minha hora"! xD

    beeeijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu super entendo isso. Tem coisas que eu tbm gostaria de ter pensado ou escrito. Mas já que não fomos nós...as paráfrases aliviam as nossas vontades..

    :)

    ResponderExcluir