quinta-feira, 18 de junho de 2009

'Os sem diploma'

Eu estou me perguntando, como repercutiu no meio dos grandes nomes do jornalismo a decisão do Supremo Tribunal de Justiça, de que não é mais necessário o diploma para exercer a profissão de jornalista. Bom, existem dois lados positivos. O primeiro é que provalvelmente irá gerar uma economia considerável nos bolsos dos acadêmicos (e ai vem o lado negativo, pois acredito que um 'desestímulo' desse deve gerar uma debandanda dos bancos acadêmicos), o segundo e melhor de todos é de que será que isso não pode abrir jurisprudência para que um jornalista diplomado possa exercer outra profissão, como por exemplo direito ou pedagogia? Afinal, olhando pelo âmbito dos nossos queridos ministros do STF, são profissões (pelo menos no meu ponto de vista) que também não oferem riscos a coletividade. Na verdade, acho que eles ainda não perceberam o poder que a imprensa tem nas mãos. Talvez eles não saibam da existência da rede globo na vida dos brasileiros. C' est la vie.

4 comentários:

  1. Isso ainda vai render muito. No final das contas, quem se forma em Direito é nada também. Precisa fazer prova da OAB se quiser algo (advogar, concurso bom, etc). Conhece algum "apenas bacharel" que se deu bem no meio? Eu não conheço.

    ResponderExcluir
  2. O pior é o ministro alega que o jornalista não precisa fazer faculdade pq quem é jornalista...nasceu jornalista..pq tem o dom de escrever.
    E quem faz direito, nasceu com o dom de advogar, defender, promover os interesses da coletividade, e não precisa fazer faculdade então? enfim...acho que p vc ter uma profissão, escolher uma profissão tem que ter o dom, isto é óbvio...ou não?
    eu não sei mais de nada, se soubesse disso antes...tinha ido viajar conhecer o mundo e depois tinha ido p ai ser colunista social, rs.

    ResponderExcluir
  3. Profissão nenhuma deveria ter a exigência de diploma (exceto, é claro, medicina, direito aviação e outras tantas que necessitam de conhecimentos e habilidades impossíveis de serem conquistadas dentro de um quarto). Afinal, conhecimento independe de faculdade. Grande parte das habilidades desenvolvidas pelas pessoas vem da sua própria natureza, de sua bagagem cultural e de conhecimentos adquiridos durante a vida. Já imaginou ser obrigatório ter diploma para ser um bom cozinheiro? Roberto Justus é formado em Administração, mas nem por isso deixou ser ganhar inúmeros prêmios dá área de publicidade.

    ResponderExcluir
  4. Sou totalmente contra a não obrigatoriedade do diploma de jornalista, isso desvaloriza totalmente a profissão que escolhemos seguir e pra isso estudamos e nos qualificamos para entrar no mercado de trabalho.
    O pior é que ainda tem gente que acha desnecessário ter diploma de outras profissões também, fala sério será que essas pessoas só tem preguiça de estudar ou acham que já sabem de tudo mesmo?!
    Acho que falta também mais união da categoria, queriam fazer a mesma sacanagem com o pessoal de nutrição, psicologia e fisioterapia, fazendo com que os cursos fossem somente técnicos e não superior. Eles se mobilizaram e conseguiram impedir isso.
    Mas e nós? Porque não reagimos?

    Gostei muito do teu blog.
    Bjks.

    ResponderExcluir